Informações 8.º ano

 OBJETIVOS PARA O 2.º TESTE 8.º A e B - 10 de dezembro de 2014.

BOM ESTUDO.

  • Distinguir população absoluta de densidade populacional.
  • Calcular a densidade populacional.
  • Entender a distribuição da população mundial, referindo os focos principais e os vazios populacionais;
  • Mencionar a distribuição da população por latitude;
  • Explicar a distribuição da população portuguesa, destacando e explicando as tendências de litoralização e bipolarização;
  • Relacionar fenómenos físicos e humanos com a distribuição da população (focos principais e vazios humanos).
  • Reconhecer migrações quanto à causa, espaço, tempo, tomada de decisão e relação com a lei.
  • Localizar num mapa os focos principais e os vazios humanos;
  • Referir causas e consequências das migrações (áreas de partida e áreas de chegada).
  • saber quais os três grandes ciclos das migrações internacionais do séclo XX.
  • Referir os distritos portuguesas com maior concentração de imigrantes.



OBJETIVOS PARA O 6.º TESTE DO 8.º ANO (junho)
  • Reconhecer os factores físicos que influenciam a agricultura;
  • Explicar de que forma os factores físicos influenciam a agricultura (exceto recursos hídricos e clima);
  • Apontar técnicas/ formas que o Homem encontrou para enfrentar as condições naturais adversas;
  • Mencionar as características da agricultura moderna e da agricultura tradicional.
  • Saber muito bem as características da agricultura sedentária de sequeiro, itinerante de queimada, de oásis e a rizicultura.
  • Saber onde se pratica cada um dos tipos de agricultura anterior.
  • Saber o que é a morfologia agrária;
  • Reconhecer a morfologia agrária de uma paisagem;
  • Saber o que é a agricultura;
  • Saber o que é o sistema de cultura;
  • Distinguir:
- policultura de monocultura;
- agricultura extensiva e intensiva;
- rendimento e produtividade agrícolas;
- agricultura de sequeiro e de regadio.
- ter sentido de responsabilidade e de integridade;
- ser responsável pela execução do seu trabalho de investigação;
- ter espírito crítico;
- interpretar e analisar documentos geográficos.










OBJETIVOS PARA O 5.º TESTE DO 8.º ANO (maio)

  • Ter espírito crítico e ser autónomo;
  • Relacionar a matéria leccionada com a realidade.
  • Reconhecer os três grandes grupos de actividade económica (setor primário, setor secundário e setor  terciário); (slide 2 e 3 PowerPoint das atividades económicas)
  • Saber definir cada um dos setores de actividade; (slide 4, 11 e 15 PowerPoint das atividades económicas)
  • Associar/ dar exemplos de actividades económicas e profissões associadas a cada um dos sectores de actividade; (slide 4 a 23 PowerPoint das atividades económicas)
  • Reconhecer o que é população ativa e população não ativa/ inativa; (slide 24 ao 26 PowerPoint das atividades económicas)
  • Saber quem faz parte da população ativa e da população não ativa; (slide 24 ao 26 PowerPoint das atividades económicas)
  • Definir e saber calcular a taxa de actividade; (slide 27 PowerPoint das atividades económicas)
  • Relacionar a distribuição da população ativa por setor de actividade com o grau de desenvolvimento do país e fundamentar essa distribuição; (slide 29 ao 33 PowerPoint das atividades económicas)
  • -----------------------------------------------------------------------------------------------------
  • Mencionar todas as potencialidades económicas do mar; (slide 2 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)
  • Saber as áreas que constituem o mar, bem como as suas delimitações. (slide 5 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)
  • Saber explicar a riqueza biológica das plataformas continentais; (slide 6 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)
  • Problematizar e fundamentar as características da plataforma portuguesa e relacionar com a quantidade de pescado. (slide 27 ao 29 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)
  • Explicar em que consiste o fenómeno de upwelling e a época do ano em que ele ocorre em Portugal continental. (slide 8 e 9 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)
  • Diferenciar as caraterísticas da pesca moderna das da pesca tradicional; (slide 15 ao 19 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos);
  • Saber em que consiste a aquacultura, quais as suas vantagens e desvantagens; (slide 44 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)
  • Relacionar as correntes marítimas com a riqueza de recursos piscícolas; (slide 7 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)
  • Identificar as espécies piscícolas mais capturadas na costa portuguesa; (slide 32 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)
  • Mencionar as áreas onde a frota portuguesa efetua mais capturas fora das suas águas nacionais. (slide 35 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)
  • Relacionar as espécies mais capturadas fora das águas nossas nacionais com as respectivas áreas de pesca. (slide 36 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)







OBJETIVOS PARA O 4.º TESTE DO 8.º ANO

Saber os critérios utilizados em Portugal para que uma povoação seja elevada a cidade (slide 3).
Saber quais as cidades mais antigas de Portugal (slide 4).
Distinguir e relacionar o que são cidades, metrópoles, áreas metropolitanas, conurbação e megalópoles. (slides 8 a 9).
Saber as características das megalópoles (slide 10)
Distinguir e caracterizar as cidades, consoante as regiões do mundo (slide 19).
Diferenciar a evolução do ritmo de crescimento das cidades dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento. (slides 20 a 22)
Reconhecer e caracterizar as áreas funcionais das cidades. (slide 23 e 24).
Reconhecer as cidades com diferentes funções (slide 26).
Reconhecer as plantas das cidades, suas características, vantagens e desvantagens (slides 28 ao 33)
Reconhecer, distinguir e indicar alguns dos problemas das cidades - equipamentos e infra-estruturas, ambientais e sociais – (slides 37 a 39).
Apontar soluções para os problemas das cidades (slides 40 e 41)
Distinguir modo de vida urbano de modo de vida rural (slide 42 e 43).

Justificar e exemplificar a interdependência entre áreas rurais e urbanas (slides 44 e 45).

Sem comentários: