OBJETIVOS PARA O 2.º TESTE 8.º A e B - 10 de dezembro de 2014.
BOM ESTUDO.
BOM ESTUDO.
- Distinguir população absoluta de densidade populacional.
- Calcular a densidade populacional.
- Entender a distribuição da população mundial, referindo os focos principais e os vazios populacionais;
- Mencionar a distribuição da população por latitude;
- Explicar a distribuição da população portuguesa, destacando e explicando as tendências de litoralização e bipolarização;
- Relacionar fenómenos físicos e humanos com a distribuição da população (focos principais e vazios humanos).
- Reconhecer migrações quanto à causa, espaço, tempo, tomada de decisão e relação com a lei.
- Localizar num mapa os focos principais e os vazios humanos;
- Referir causas e consequências das migrações (áreas de partida e áreas de chegada).
- saber quais os três grandes ciclos das migrações internacionais do séclo XX.
- Referir os distritos portuguesas com maior concentração de imigrantes.
OBJETIVOS PARA O 6.º TESTE DO 8.º ANO (junho)
- Reconhecer os factores físicos que influenciam a agricultura;
- Explicar de que forma os factores físicos influenciam a agricultura (exceto recursos hídricos e clima);
- Apontar técnicas/ formas que o Homem encontrou para enfrentar as condições naturais adversas;
- Mencionar as características da agricultura moderna e da agricultura tradicional.
- Saber muito bem as características da agricultura sedentária de sequeiro, itinerante de queimada, de oásis e a rizicultura.
- Saber onde se pratica cada um dos tipos de agricultura anterior.
- Saber o que é a morfologia agrária;
- Reconhecer a morfologia agrária de uma paisagem;
- Saber o que é a agricultura;
- Saber o que é o sistema de cultura;
- Distinguir:
- policultura de
monocultura;
- agricultura extensiva
e intensiva;
- rendimento e
produtividade agrícolas;
- agricultura de
sequeiro e de regadio.
- ter sentido de
responsabilidade e de integridade;
- ser responsável pela
execução do seu trabalho de investigação;
- ter espírito crítico;
- interpretar e
analisar documentos geográficos.
OBJETIVOS PARA O 5.º TESTE DO 8.º ANO (maio)
- Ter espírito crítico e ser autónomo;
- Relacionar a matéria leccionada com a realidade.
- Reconhecer os três grandes grupos de actividade económica (setor primário, setor secundário e setor terciário); (slide 2 e 3 PowerPoint das atividades económicas)
- Saber definir cada um dos setores de actividade; (slide 4, 11 e 15 PowerPoint das atividades económicas)
- Associar/ dar exemplos de actividades económicas e profissões associadas a cada um dos sectores de actividade; (slide 4 a 23 PowerPoint das atividades económicas)
- Reconhecer o que é população ativa e população não ativa/ inativa; (slide 24 ao 26 PowerPoint das atividades económicas)
- Saber quem faz parte da população ativa e da população não ativa; (slide 24 ao 26 PowerPoint das atividades económicas)
- Definir e saber calcular a taxa de actividade; (slide 27 PowerPoint das atividades económicas)
- Relacionar a distribuição da população ativa por setor de actividade com o grau de desenvolvimento do país e fundamentar essa distribuição; (slide 29 ao 33 PowerPoint das atividades económicas)
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- Mencionar todas as potencialidades económicas do mar; (slide 2 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)
- Saber as áreas que constituem o mar, bem como as suas delimitações. (slide 5 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)
- Saber explicar a riqueza biológica das plataformas continentais; (slide 6 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)
- Problematizar e fundamentar as características da plataforma portuguesa e relacionar com a quantidade de pescado. (slide 27 ao 29 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)
- Explicar em que consiste o fenómeno de upwelling e a época do ano em que ele ocorre em Portugal continental. (slide 8 e 9 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)
- Diferenciar as caraterísticas da pesca moderna das da pesca tradicional; (slide 15 ao 19 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos);
- Saber em que consiste a aquacultura, quais as suas vantagens e desvantagens; (slide 44 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)
- Relacionar as correntes marítimas com a riqueza de recursos piscícolas; (slide 7 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)
- Identificar as espécies piscícolas mais capturadas na costa portuguesa; (slide 32 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)
- Mencionar as áreas onde a frota portuguesa efetua mais capturas fora das suas águas nacionais. (slide 35 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)
- Relacionar as espécies mais capturadas fora das águas nossas nacionais com as respectivas áreas de pesca. (slide 36 do PowerPoint da Pesca/ Recursos marítimos)
OBJETIVOS PARA O 4.º TESTE DO 8.º ANO
Saber os critérios utilizados em Portugal para que uma povoação seja
elevada a cidade (slide 3).
Saber quais as cidades mais antigas de Portugal (slide 4).
Distinguir e relacionar o que são cidades, metrópoles, áreas metropolitanas,
conurbação e megalópoles. (slides 8 a 9).
Saber as características das megalópoles (slide 10)
Distinguir e caracterizar as cidades, consoante as regiões do mundo
(slide 19).
Diferenciar a evolução do ritmo de crescimento das cidades dos
países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento. (slides 20 a 22)
Reconhecer e caracterizar as áreas funcionais das cidades. (slide 23 e
24).
Reconhecer as cidades com diferentes funções
(slide 26).
Reconhecer as plantas das cidades, suas características,
vantagens e desvantagens (slides 28 ao 33)
Reconhecer, distinguir e indicar alguns dos problemas das cidades - equipamentos
e infra-estruturas, ambientais e sociais – (slides 37 a 39).
Apontar soluções para os problemas das cidades (slides 40 e 41)
Distinguir modo de vida urbano de modo de vida rural (slide 42 e 43).
Justificar e exemplificar a interdependência
entre áreas rurais e urbanas (slides 44 e 45).
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