OBJETIVOS PARA OS TESTES DE AVALIAÇÃO
MAIO
- Identificar, através da análise de gráficos termopluviométricos, a zona climática correspondente e o tipo de clima de cada um deles.
- Localizar num mapa (pela latitude) os quatro climas frios.
- Saber as características dos quatro climas quentes (localização, regime térmico, regime pluviométrico, formação vegetal associada, fauna, produções agrícolas).
- Interpretar gráficos termopluviométrios.
- Relacionar a distribuição da precipitação com os centros barométricos
- Saber calcular precipitação total, amplitude térmica e temperatura média anual.
- Identificar, através de imagens, as formas de relevo.
- Definir cada uma das formas de relevo.
- Saber quais são os 7 picos/ pontos/ cumes mais elevados do mundo, respectiva cordilheira montanhosa (se for o caso) e continente a que pertence.
- Saber definir rede hidrográfica.
- Numa rede hidrográfica saber identificar o rio principal, os afluentes e os subafluentes; saber também assinalar a foz e a nascente dos rios, bem como as suas margens.
- Ter a noção do que significa “montante” e “jusante”.
MARÇO
- Saber as características dos climas da zona temperada e da zona fria (regime térmico, regime termpluviométrico, amplitude térmica, formações vegetais associadas, tipos de produtos agrícolas correspondentes, entre outros;
- Reconhecer os diferentes tipos de clima existentes na zona fria e na zona temperada.
- Saber explicar um gráfico termopluviométrico.
- Saber as regras e os passos de construção de um gráfico termopluviométrico.
- Reconhecer e identificar meses secos.
- Calcular: amplitudes térmicas, temperaturas médias anuais e precipitação total.
- Associar gráficos termopluviométricos ao tipo de clima correspondente.
- Relacionar humidade absoluta, humidade relativa e temperatura.
- Localizar os diferentes tipos de clima/ zonas climáticas num planisfério
- Associar os tipos de clima com as formações vegetais que lhe correspondem
FEVEREIRO.
· Saber distinguir clima de estado de tempo (pag. 106)
- · Referir e reconhecer elementos do clima (pag. 109)
- · Referir e reconhecer factores do clima.(pág. 109)
- · Explicar a influência da latitude na distribuição da temperatura.(pág. 111 à 114),
- · Relacionar a inclinação/ obliquidade dos raios solares com a localização geográfica, a área a aquecer, a temperatura e a massa atmosférica (pá 111 à 115);
- · Solstícios e Equinócios: associá-los com a temperatura, obliquidade dos raios solares, estações do ano e localização do sol, no seu movimento aparente (pág. 115).
- · A influencia da altitude na variação da temperatura (calcular a variação da temperatura com a altitude, explicar essa variação) pág. 118)
- · Relacionar a pressão atmosférica com a altitude (no caderno: à medida que a altitude aumenta a pressão atmosférica diminui, devido à maior rarefacção do ar, que se torna menos denso/ mais leve – moléculas mais afastadas – exercendo o ar menor pressão)
- · Saber desenhar centros de altas e de baixas pressões, caracterizar a circulação do ar em cada um deles e os estados de tempo que lhes estão associados. (pág. 124 e 125)
- · Referir o valor normal de pressão atmosférica (
- · Saber reconhecer a proximidade/ afastamento do mar como fator climático e saber explicar como ele influencia a variação da temperatura (pág. 121)
- · Ter noção de como a latitude influencia na distribuição da precipitação mundial (pág. 126 à 129)
- · Saber o que é um ar saturado (é aquele que já chegou ao ponto de saturação, ou seja, que atingiu 100% de humidade relativa).
- · Relacionar as correntes marítimas com a variação da precipitação (pág. 132)
- · Relacionar o relevo com a variação da precipitação (pág. 130 e 131)
- · Saber o que são vertentes soalheiras e umbrias em cada um dos hemisférios e sua relação com a temperatura (pág. 119).
- · Consequências dos movimentos de rotação (sucessão dos dias e das noites) e translação (as diferenças térmicas do globo e as estações do ano) (pág. 113)
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