Informações 7.º ano





OBJETIVOS PARA OS TESTES DE AVALIAÇÃO







MAIO

  • Identificar, através da análise de gráficos termopluviométricos, a zona climática correspondente e o tipo de clima de cada um deles.
  • Localizar num mapa (pela latitude) os quatro climas frios.
  • Saber as características dos quatro climas quentes (localização, regime térmico, regime pluviométrico, formação vegetal associada, fauna, produções agrícolas).
  • Interpretar gráficos termopluviométrios.
  • Relacionar a distribuição da precipitação com os centros barométricos
  • Saber calcular precipitação total, amplitude térmica e temperatura média anual.
  • Identificar, através de imagens, as formas de relevo.
  • Definir cada uma das formas de relevo.
  • Saber quais são os 7 picos/ pontos/ cumes mais elevados do mundo, respectiva cordilheira montanhosa (se for o caso) e continente a que pertence.
  • Saber definir rede hidrográfica.
  • Numa rede hidrográfica saber identificar o rio principal, os afluentes e os subafluentes; saber também assinalar a foz e a nascente dos rios, bem como as suas margens.
  • Ter a noção do que significa “montante” e “jusante”.




MARÇO
  • Saber as características dos climas da zona temperada e da zona fria (regime térmico, regime termpluviométrico, amplitude térmica, formações vegetais associadas, tipos de produtos agrícolas correspondentes, entre outros;
  • Reconhecer os diferentes tipos de clima existentes na zona fria e na zona temperada.
  • Saber explicar um gráfico termopluviométrico.
  • Saber as regras e os passos de construção de um gráfico termopluviométrico.
  • Reconhecer e identificar meses secos.
  • Calcular: amplitudes térmicas, temperaturas médias anuais e precipitação total.
  • Associar gráficos termopluviométricos ao tipo de clima correspondente.
  • Relacionar humidade absoluta, humidade relativa e temperatura.
  • Localizar os diferentes tipos de clima/ zonas climáticas num planisfério
  • Associar os tipos de clima com as formações vegetais que lhe correspondem

FEVEREIRO.
·         Saber distinguir clima de estado de tempo (pag. 106)
  • ·         Referir e reconhecer elementos do clima (pag. 109)
  • ·         Referir e reconhecer factores do clima.(pág. 109)
  • ·         Explicar a influência da latitude na distribuição da temperatura.(pág. 111 à 114),
  • ·         Relacionar a inclinação/ obliquidade dos raios solares com a localização geográfica, a área a aquecer, a temperatura e a massa atmosférica (pá 111 à 115);
  • ·         Solstícios e Equinócios: associá-los com a temperatura, obliquidade dos raios solares, estações do ano e localização do sol, no seu movimento aparente (pág. 115).
  • ·         A influencia da altitude na variação da temperatura (calcular a variação da temperatura com a altitude, explicar essa variação) pág. 118)
  • ·         Relacionar a pressão atmosférica com a altitude (no caderno: à medida que a altitude aumenta a pressão atmosférica diminui, devido à maior rarefacção do ar, que se torna menos denso/ mais leve – moléculas mais afastadas – exercendo o ar menor pressão)
  • ·         Saber desenhar centros de altas e de baixas pressões, caracterizar a circulação do ar em cada um deles e os estados de tempo que lhes estão associados. (pág. 124  e 125)
  • ·         Referir o valor normal de pressão atmosférica (
  • ·         Saber reconhecer a proximidade/ afastamento do mar como fator climático e saber explicar como ele influencia a variação da temperatura (pág. 121)
  • ·         Ter noção de como a latitude influencia na distribuição da precipitação mundial (pág. 126 à 129)
  • ·         Saber o que é um ar saturado (é aquele que já chegou ao ponto de saturação, ou seja, que atingiu 100% de humidade relativa).
  • ·         Relacionar as correntes marítimas com a variação da precipitação (pág. 132)
  • ·         Relacionar o relevo com a variação da precipitação (pág. 130 e 131)
  • ·         Saber o que são vertentes soalheiras e umbrias em cada um dos hemisférios e sua relação com a temperatura (pág. 119).
  • ·         Consequências dos movimentos de rotação (sucessão dos dias e das noites) e translação (as diferenças térmicas do globo e as estações do ano)  (pág. 113)

Sem comentários: